Viajens Espaciais estão reativando Herpes nos Astronautas

Um estudo da Nasa alertou que as viagens espaciais estão reativando o vírus da Herpes nos Astronautas. Para estudar o impacto que as viagens espaciais causam nos vírus, os pesquisadores da Nasa analisaram amostras de sangue, urina e saliva dos astronautas antes, durante e depois de voos com o ônibus espacial e em missões na Estação Espacial Internacional (ISS).

E os resultados publicados no periódico “Fronteiras da Microbiologia”  mostraram um aumento de reativação e de derramamento viral (viral shedding) enquanto se está no espaço.

O autor e chefe do estudo Sr. Satish K Mehta do Centro Espacial Johnson disse o seguinte: “ Até agora, 47 dos 89 (53%) astronautas que fizeram curtas viagens com o ônibus espacial, e 14 dos 23 (61%) em missões mais longas na ISS  estavam com presença de vírus (derramamento viral) nas suas amostras de saliva ou urina. Essa frequência, assim como a quantidade de derramamento viral são acentuadamente maiores do que nas amostras de antes e depois do voo espacial ou do controle saudável pareado.”

Segundo os pesquisadores a causa mais provável de reativação dos vírus dormentes foi o stress – assim como ocorre aqui na Terra.

Os astronautas tem que enfrentar situações estressantes durante o lançamento e reentrada na atmosfera e também são expostos a radiação cósmica e gravidade zero, além de que ficam confinados em espaços pequenos e separados da família e amigos por longos períodos de tempo.

O estudo encontrou quatro dos oito vírus humanos, os quais foram: da herpes oral, herpes genital, herpes-zoster e varicela.

O Dr. Metha disse que: “apenas seis astronautas desenvolveram algum sintoma devido a reação viral. E todas foram pequenas.”

Além de que aumenta a chance de infectar outros, a reativação viral do vírus da herpes cria novas preocupações a respeito de missões de longo termo para Marte.

“ O tamanho, frequência e duração do derramamento viral, todos aumentam com a extensão do voo espacial” disse o Dr. Metha. “A contra medida ideal seria a vacinação – porém isso só é disponível apenas contra a varicela por enquanto”.

Pesquisadores estão atualmente procurando métodos de combater a reativação do vírus, o que também iria beneficiar as pessoas na Terra.

Fonte: Independant.co.uk

34 respostas em “Viajens Espaciais estão reativando Herpes nos Astronautas

  1. que boa notícia, tomarem que adiantam essa vacina ou um tipo de remedio que seja, esta muinto atrasado tudo que é relacionado a hg..tem que ter algo pra freiar esse virus..

  2. Muito legal essa matéria!
    Matou justamente uma curiosidade que eu tinha. Se astronauta poderia ter Herpes rsrsrs.
    Muito interessante.
    Cada vez mais estou aprendendo a dar menos atenção e sofrendo menos com essa doença.
    Força a todos.

    Vivam bem!

  3. Olá pessoal, eu sei o quanto é difícil estar nesta posição. De ter um problema que parece incurável. E dê certo modo sim, ele não tem cura. Mas eu já digo a vocês que acalmem seus corações pois sobre toda a dificuldade sempre existe uma saída. Eu sempre digo que não adianta ficar no problema, mas sim na solução. Ninguém aqui escolheu ter herpes, contraímos ela pois assim é a vida. Pessoas por aí contraem coisas bem piores. Vamos agradecer pois isso pode ser controlado. Eu tenho a doença a muito tempo e hj não tenho mais nenhum sintoma. Vejo as vezes alguns comentários aqui e na correria do dia dia num dá pra escrever. Mas nesse feriado decidi escrever algumas dicas que uso e que fazem sim toda a diferença. Pode acreditar. Não estou aqui pra vender nenhum produto milagroso. Meu intuito aqui é apenas um. Ajudar as pessoas que estão perdidas aqui. Eu sempre gostei de estudar. Sempre fui um auto didático. Leio e vejo muitas palestras. Vou passar aqui algumas dicas que vc seguir vai conseguir equilibrar seu corpo.

    Não sei se alguém aqui já ouviu falar de candidíase. É um fungo. Ele vem e volta. N é considerada exclusivamente uma DST mas ela pode ser transmitida tanto pelo sexo, ou não. Quando a imunidade cai ela pode aparecer. Mas esse fungo sempre está lá. Com a herpes existe essa semelhança. Qual é o pulo do gato. Aumento da imunidade. Essa é a chave. O resto é balela. Mentira pra se aproveitar do desespero das pessoas e ganhar dinheiro.

    Se vc tem herpes saiba que agora vc tem que mudar seus hábitos e estilo de vida. E isso vai fazer vc n só melhorar isso. Mas em todos os aspectos de sua vida. No começo talvez vc tenha algumas crises mas elas ficarão com o tempo mais fracas até sumir.

    Se vc tiver uma crise use erva cidreira. Pegue a erva e deixe ferva muitas folhas. Coloque na área com os machucados. Faça uma leve compressa. Se for homem deixe o pênis submergido no líquido por um minuto. Sem secar guarda de novo. Faça esse processo de manhã e antes de dormir. Se conseguir fazer a tarde tbem melhor. A cicatrização e melhora será bem mais rápido. Pode acreditar. Eu achei que essa coisa de ervas era coisa de índio. Mas não. É muito bom. Se vc n sabe onde encontrar essas ervas vc pode ir em qualquer casa do Norte. Lá sempre tem.

    Agora vamos às dicas pra imunidade. Primeiro e mais importante. Atividades físicas! Sim, vc deve entender uma coisa, o corpo humano precisa estar ativo pra funcionar bem. Vc deve encontrar um espaço na sua agenda pra uma atividade física. Procure um esporte que mais goste. Pode ser musculação, luta, natação…mas procure algo que utilize exercícios de resistência. Que exija força. Zumba e essas danças podem n ser a melhor das opções. O nosso corpo é uma máquina de sobrevivência e nesses ambientes em que somos forçados a subir nossos limites nossa imunidade deve subir junto.

    Segundo, alimentação! Tão importante quanto a primeira. Isso mesmo…faça do teu alimento teu remédio. Vc é o que come. Sabemos que a lisina é muito importante pra gente. Então vamos explorar isso. Se vc já faz uso da lisina saiba que você pode estar sendo enganado. Quem garante que dentro deste pote tem lisina? Vou te passar aqui algumas dicas pra seu nível de lisina ficar a mil. Pra quem tem herpes deve ter uma ingestão de 6000mg de lisina. Bom, tem vários alimentos ricos em lisina, vamos conhecer alguns.

    Dois ovos inteiros 1070 mg de lisina
    Filé de frango 100 gramas tem 1800 mg de lisina, um copo de leite desnatado de 200ml tem 5000 mg de lisina.

    Na minha dieta do dia a dia eu como no café da manhã 6 ovos mexidos. Isso equivale 3 gramas de lisina logo de manhã. No almoço 100 gramas de filé de frango e a noite na janta 50 gramas de filé de frango. Isso equivale a 2,5 g de lisina. E a noite antes de dormir um copo de leite desnatado de 200g. Isso equivale a 5g de lisina. Resumindo, fora os outros alimentos que comi que tbem tem lisina só que em baixa quantidade eu consumo 10 gramas de lisina somente na alimentação. Se for contar tudo o que como eu estaria ingerindo em média 12 gramas de lisina. Ou seja, o dobro do recomendado.

    Terceiro, jejum intermitente, exato. O corpo aumenta sua imunidade com esse procedimento. E isso é científico. O jejum intermitente se resume em ficar 12 horas sem comer nada. Por exemplo, eu janto as 9 horas da noite, que seria minha última refeição do dia. Só irei tomar meu café da manhã as 9 da manhã. No começo isso é ruim. Mas seu corpo se adapta.

    Quarto, Low carb. Balancear a dieta com o mínimo de açúcar por dia. O açúcar inflama demais o.corpo. Nào estou dizendo pra você cortar o açúcar. È muito difícil. Mas vc pode diminuir o açúcar da sua dieta. Com isso as ocorrências de herpes vão diminuir assustadoramente com o tempo, vai por mim. Tem alguns inibidores pra vontade de comer doce como o picolinato que é super barato! 15 reais dá pra um mês de tratamento.

    Quinto, Desintoxicar o organismo. De manhã eu sempre bebo água com gengibre. Se vc n tem.problema com pressão alta é uma boa. Ou então ginseng. Gogi Berry eu como uma colher de 7gramas por dia. Aumenta muito a imunidade. Tudo isso vcs encontram em qualquer casa do norte.

    Busque sempre maneiras de aumentar seu sistema imunológico. Faça disso seu novo estilo de vida. Vc vai mudar seu corpo e sua vida. E o que era um problema se tornou a solução no final. Lembre-se que os problemas n vieram pra nós derrubar. Vieram pra nós deixar mais forte. Essa e a lei. Força a todos pessoal! E abraço!

    • Já testei e não deu resultado: 1. Glizigen Spray (ácido glicirrínico por 140 reais) = pelo menos em mim não impediu outros surtos. Logo não compraria de novo.
      2. Álcool.
      3. Vinagre de Álcool.
      4. Vinagre de maçã
      5. Alho.
      6. Água oxigenada com um comprimido de Lisina esmagado
      7. Água + comprimido de aspirina (grudou na bolha e fez uma crosta
      8. Pomada Penvir = lixo

      Esses procedimentos acima não diminuíram as bolhas e nem retardaram o eritema (vermelhidão). Já fiz o escambau e nada resolveu.

      Agora estou tomando Penvir 500 mg

      Obs: comprei o livro e de certa forma ajudou na medida do possível. Acho que não perdi dinheiro

      • Oi Anônimo,

        Bom saber que vc aprovou o livro.
        Eu também testei muitas coisas ao longo dos anos mas o que posso dizer que fez mais diferença foi tomar aciclovir assim que começam os sintomas. Isso faz com que as crises sejam menores.
        Para acelerar o processo de cicatrização o melhor é usar uma pomada cicatrizante que deixe o local úmido. Nunca colocar algo como pó cicatrizante pois só vai fazer demorar mais a cicatrização.
        Para quem tem crises muito frequentes, basicamente o segredo é fazer de tudo para melhorar o sistema imune e aliar isso a um tratamento supressivo.
        Sinceramente, na minha opinião, não existe nada que possa ser aplicado diretamente nas lesões que vai fazer ter menos lesões depois. O vírus não funciona assim.
        Como o vírus se comporta tão diferente entre as pessoas, existe muita confusão.
        Abs
        Edu

    • Oi Paula,
      Bem que eu gostaria de dizer que isto está correto mas infelizmente não é bem assim.
      Em 245 gramas de leite desnatado existe 663mg de lisina e 302mg de arginina, ou seja, a relação lisina/arginina é de 2,19.
      Isso quer dizer que o leite desnatado é bom sim pois tem praticamente o dobro de lisina do que arginina.
      Mas não tem a quantidade mencionada. E temos que levar em conta justamente a relação entre os dois aminoácidos.
      É por isso que a suplementação com lisina pura é recomendada.
      quem sabe eu faça um post sobre isso com a tabela dos valores dos alimentos e explicando um pouco mais.

      Abraços,
      Eduardo Rosadarco

    • Essas dicas sobre os aminoácidos é muito importante. Mas não tanto quanto a boa alimentação e a atividade física. Pois o foco é o sistema imunológico. Foque no essencial. Mas se vc tiver condições compre a lisina. Vai ser algo a mais. Mas a base de tudo é a reeducação alimentar e o estilo de vida! Um abraço a todos os meus amigos aqui! Quanto as informações sobre lisina e dosagem por alimento devo ter errado então na minha fonte Edu…seria realmente muito legal ter uma tabela aqui de alimentos com a lisina e arginina e o balanço entre as duas.

  4. Estou usando Glizigen Spray (ácido glicirrínico), chegou a dar a vermelhidão (eritema) e uma pequena bolha, mas logo recuou. Pesquisei e vi que o ácido glicirrínico é encontrado na planta alcaçuz ou regaliz. É uma espécie de planta com flor pertencente à família Fabaceae. Possui raízes adocicadas, ricas em glicirrizina e das quais se extrai um xarope usado em confeitaria, em medicamentos para tosse e na produção de alguns tipos de cerveja. Paguei em Brasília R$ 140,00 na rede Pague Menos. O que vocês passam pra diminuir ou secar as bolhas?

    • Moro em Brasília também é é incrível como aqui tudo é muito caro! Eu tenho buscado alternativas mais naturais: uso algumas gotas de melaleuca e óleo de côco. Tenho poucas crises e normalmente eu sinto quando estão próximas. Usando essa mistura nem chega a dar feridas. Mas cuidado porque a melaleuca é forte. Deve ser usada com moderação porque pode agredir a pele.

  5. Gente algum de vcs pegou a herpes tipo ll na boca?
    Eu estou desesperada , pois primeiro peguei a tipo l na boca e na genital isso a 1 ano , e agora peguei a tipo ll na vagina , e nunca imaginei que pudesse pegar na boca tbm , mas acabei pegando e não foi pelo sexo oral, foi por beijo , meu ex marido pegou com certeza no sexo oral com a amante e me beijou e passou pra mim..agora como vou poder seguir minha vida,? Se na genital já é tão difícil , mas vejo que algumas pessoas aceitam se relacionar , mas agora na boca?? Duvido que alguém vá aceitar ? Agora só penso que vou viver sozinha pra sempre …minha vida acabou …

    • Mara, calma! Você tem certeza que é o tipo 2 na boca? É super raro de acontecer. Outra coisa: a recorrência da genital é muito maior que a oral. Dificilmente você terá problemas com isso! Tenta relaxar. É um lance que incomoda, sim! Mas vai ficar tudo bem. Nunca deixei de transar com alguém por conta disso! Se você não se controlar, vai sequelar como aconteceu comigo! Melhoras pra você!

      • Então, eu estou desesperada , não sei o que fazer , como é difícil essa doença , vcs que pegaram , fizeram sexo oral no dia que pegaram a tipo ll na genital ? Pq minha boca tá muito estranha , gosto ruim tipo de pus, fica queimando o tempo todo , língua tá ficando branca, eu tô num desespero total , se alguém puder me dizer algo que me ajude ..

      • Oi Mara,

        O tipo 2 na boca é extremamente raro.
        Herpes não vai deixar a língua branca.
        Gosto de pus… só se existir lesões de herpes interna na boca mas isso não seria toda hora.
        Por isso, na minha opinião é importante vc procurar um bom dermatologista.
        E também fazer um exame completo de sangue, urina e fezes. Fale com seu médico.
        Tente manter a calma. A herpes tem tratamento e controle. No começo é um pouco difícil mesmo, até porque a primeira crise pode ser bem forte, mas depois agente consegue se adaptar.
        Mesmo que fosse o tipo 2 na boca (o que não acho que é), neste local ele costuma criar somente a primeira crise e depois não cria recorrências.
        Vc precisa ir no médico para ele verificar seu caso específico e fazer um diagnóstico correto. Se vc já foi em algum e não foi suficiente, então marque outro.
        Espero que vc fique bem.
        Abs
        Eduardo Rosadarco.

      • Edu , fui no dermatologista hoje , pq saiu às bolinhas dentro na minha boca , ele confirmou ser herpes, como já imaginava pela sensação estranha que estava na boca , e não é a tipo l , pois como já disse a tipo l tomando remédio supressivo nunca se manifestava , e agora mesmo tomando remédio saiu e como disse sei que é a tipo ll , pelo fato de sair mais bolinhas , a tipo l saia apenas uma bolinha pequena, Edu a tipo ll sai na boca sim , tomara que seja como vc disse só sair a primeira vez e não mais, pois estou apavorada , realmente pensando em não mais viver, desculpa o desabafo eu não consigo aceitar isso , em 1 ano pegar os dois vírus e nos dois lugares é muito azar, realmente não vejo mais um futuro pra mim, não tenho forças pra reagir , pra mim isso é o fim …

    • Mara Calma. Você não tem como saber se o surto que você tem é tipo 1 ou 2,… possivelmente é o mesmo que já teve outras vezes e esta vez você ficou mais estressada e deu uma manifestação maior. Tal vez esta tomando pouco remédio e ele volta e meia aparece. Para mim também sai dentro da boca, eu também acho que seja o 2 pois eu e meu marido temos e eu nunca teve o 1. Mas só aconteceu duas vezes na vida e com 2 anos de intervalo, muito menos que o genital que se paro de tomar remédio aparece. Quando a gente esta mais sensível parece que tudo é mais grave. Com o tempo você vai esquecer disso.

      • Mara, como foram as bolinhas que apareceram dentro da sua boca ? Desde a minha primeira crise de herpes genital tive dor de garganta e sempre que está para aparecer uma nova crise tenho dor de garganta, mas achava que era um sintoma da minha herpes genital. Essa semana fui olhar minha garganta no espelho e vi que minha garganta está inflamada e com uma bolinhas e no céu da boca tbm tem essas mesmas bolinhas. Só que as bolinhas não ardem e nem estouram, só sinto um gosto estranho na boca tbm e a sensação da garganta inflamada. As bolinhas não são com pus, são bolinhas de água.

      • Oi Antônia então sai na parte de dentro da boca sao várias bolinhas , mas tbm não estoura , a boca queima muito parece que tem fogo e dói até os ossos do rosto , é a tipo ll sim , fui no médico e até pelo sintoma a tipo l saia raramente e tomando remédio supressivo fazia 6 meses que não saia e nos meus lábios saem bolha tbm , nas 1 só e grande , tô num desespero total ,minha vida realmente acabou ..

      • Obrigada pela resposta Mara! Acho que o que eu tenho é dor de garganta mesmo, pq não sinto essas dores fortes e reparei que mesmo quando melhoro as bolinhas continuam lá, só que quase não dá para ver pq a garganta não está tão vermelha então fica menos evidente.
        Espero que você melhore em relação a isso e principalmente aos seus sentimentos. Eu sei como é desesperador tudo isso, lembro que logo quando eu descobri tinha dias que eu acordava tremendo de nervosismo, mas, infelizmente, estamos sujeitos a tudo, e a única forma de conseguirmos ficar bem é vivermos da melhor forma que podemos com as condições que nós temos. Eu sei que não queríamos isso e que muitas vezes nos perguntamos pq tudo isso aconteceu, mas não podemos mudar mais essa nossa condição, a única coisa que podemos fazer é nos adaptatmos para vivermos da melhor forma possível. Ter pego a herpes me frustrou muito psicologicamente só que ao mesmo tempo faz com que eu corra mais atrás de tudo que eu sempre quis pra mim, pq independente disso e de as vezes eu achar que sou incapaz ou inferior por ter herpes, eu vou ter a vida que eu sempre quis.
        As crises no começo são mais difíceis mesmo, minha primeira crise durou mais de 2 meses e por 10 meses parecia que quando eu não estava com ferida, estava com sintomas pandromes, mas, apesar disso, as coisas foram melhorando e tenho esperança que melhorem a cada dia mais conforme eu vá me adaptando.
        Espero que você melhore e não se sinta mais assim

      • Antonia sim feridas saiu duas vezes nesses dois meses, mas o vírus fica sempre ativo, queimação na língua e na boca, gosto ruim, parece que tem fogo na boca, como posso reconstruir minha vida agora? Imagina falar pra alguém olha tenho herpes genital e tbm na boca a tipo ll, pq se eu beijar alguém a pessoa vai pegar na boca , pq como disse o vírus está sempre ativo , na genital está saindo 1 vez por mês, acho que até dava pra ter uma vida “normal ” mas a boca ???? Se eu sinto tanto nojo de mim , imagina outra pessoa, vou ter que me conformar com a solidão, me sinto um lixo, imunda, vejo as pessoas felizes , me dói saber que nunca mais vou poder ser ” normal” e pior pagando por um erro de outra pessoa, meu marido que me traiu e me passou isso, sinto tanto ódio, tanta revolta, só penso que a minha vida acabou, fico isolada, não consigo sorrir, essa doença fica na minha cabeça 24 hrs, só penso em morrer , infelizmente saber que temos algo transmissível , me deixa numa escuridão , assim enxergo minha vida , uma escuridão ..

      • Oi Antônia então sai na parte de dentro da boca sao várias bolinhas , mas tbm não estoura , a boca queima muito parece que tem fogo e dói até os ossos do rosto , é a tipo ll sim , fui no médico e até pelo sintoma a tipo l saia raramente e tomando remédio supressivo fazia 6 meses que não saia e nos meus lábios saem bolha tbm , nas 1 só e grande , tô num desespero total ,minha vida realmente acabou ..

  6. Gente estou um pouco depressiva com tudo ja tenho problemas de ansiedade .. acho q precisaria de alguém para conversa sobre ou conhecer novaa pessoas botei na cabeça q e melhor se relacionar com alguem que ja tenha o mesmo mas e um tanto dificil encontrar site grupo whatssap de brasileiros vou deixa cont aqui 88993599969 caso alguem cinheça algum grupo de Whatsapp ou que posso ne ajudar no moment estou goias ..to long da família temho medo d voltar outro quadro de depressão..

  7. Bom dia gente
    Já deixei meu depoimento aqui algumas vezes, estava muito mal, sem esperança , como podem ler nos comentários acima eu tinha crise toda semana , fica 2 dias sem herpes e ela já voltava , inclusive na boca pois sim peguei a tipo ll na boca tbm , então eram bolhas na vagina e na boca ao mesmo tempo e toda semana , mesmo tomando 800 gms de aciclovir por dia nada resolvia , não podia comer um pão ou algo com açúcar que já estourava a maldita , foi quando li o comentário de alguém aqui sobre óleo de coco e zinco , fui na farmácia comprei cápsulas de óleo de coco e cápsulas de zinco e a lisina ( resist da ache)
    Comecei a tomar de manhã 2 cápsulas de óleo de coco , 1 comprimido de 500mg de lisina e 1 comprimido de zinco ,( o zinco eu tomo um dia sim outro não )
    E a noite 2 cápsulas de óleo de coco e 1 comprimido de lisina , fazem 2 meses e nunca mais tive nenhuma crise , nadaaa e estou comendo de tudoooo, inclusive chocolate ..
    Sou magra e quando tirei o açúcar e o trigo emagreci muito mais ..
    E agora estou comendo TD , refrigerante tbm , claro que não abuso , mas todos os dias como um chocolate e como algum doce e como pão todos os dias, nem acredito que pude voltar a comer as coisas que gosto , pois era horrível ver as pessoas comendo e não poder ,
    Espero que ajude alguém , comigo deu certo e olha que meu organismo não combatia o vírus , voltei até a sorrir e dormir coisa que não fazia a meses ..
    Que Deus nos mostre sempre o melhor caminho ..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s