Vacina com Novo “Design” Provou ser Efetiva contra o HSV-2!

Olá a todos…uma ótima notícia foi anunciada a pouco…

Uma nova vacina se mostrou ser efetiva contra ambos os tipos de herpes (genital e oral).
Cientistas do Instituto Médico Howard Hughes na Faculdade de Medicina Albert Einstein criaram esta vacina de forma diferente ao método que imunologistas estavam centrados antes.
Esta vacina é a primeira a prevenir a infecção latente!
O pesquisador William Jacobs diz “Temos um candidato muito promissor para o Herpes”…” Se nossa vacina funcionar em humanos como funciona em ratos, administrá-la no início da vida poderia completamente eliminar a latência do herpes”.
A vacina imunizou completamente dois ratos de laboratório contra o HSV-2 quando confrontados com o vírus de forma intravaginal e na pele. E inclusive, nenhum vírus foi detectado em testes vaginais quatro dias após a exposição, e ainda mais importante, nenhum vírus foi encontrado nos tecidos nervosos, que é onde o vírus se esconde de forma latente para depois ressurgir.
A vacina não produziu nenhum efeito colateral mesmo em ratos com sistemas imunológicos severamente comprometidos, por isso se mostrou segura.
A robusta resposta gerada pela vacina, assim como seu novo método de agir, fez os pesquisadores começarem experimentos adicionais em ratos para determinar se ela pode ser usada para tratar indivíduos que já estão infectados pelo vírus HSV-1 e HSV-2.
O próximo passo para os pesquisadores em produzir a vacina para uso em humanos, é demonstrar sua eficácia e segurança em uma linha celular aprovada pelo FDA (US Food and Drug Administration).

Sem dúvida essa notícia pode mudar o jogo, já que tem grande chance de imunizar as pessoas que não tem herpes, se tudo der certo. Ainda pode levar algum tempo para ser aprovada, mas mesmo assim me deixou bem contente!

Abraços a todos,
Eduardo Rosadarco

http://www.hhmi.org/news/radical-vaccine-design-effective-against-herpes-viruses

Anúncios

128 respostas em “Vacina com Novo “Design” Provou ser Efetiva contra o HSV-2!

    • Alguem fez uso da ozonioterapia, e pode relatar se houve melhoras, sua eficácia em novas crises????? Pois, vou consultar com uma médica homeopata no final do mês, e ela faz esse tratamento e pelos comentários parece ser bem satisfatórios.
      Quem fez e puder relatar algo eu agradeço muito!! Boa noite!! Obrigada!!

      • Oi Ana,

        Minha opinião pessoal, não leve a mal… eu não acredito na homeopatia, pois em diversos estudos já foi comprovado que não passou do efeito placebo.
        Sobre a Ozônio terapia, pessoalmente eu nunca fiz, porque eu não acredito na maneira como supostamente o tratamento funciona.
        Abraços,
        Eduardo Rosadarco.

    • Bia, poderia me passar seu email?? Gostariabde conversar mais sobre sua experiencia na maternidade, pois morro de medo de meu filho nascer com algum problema devido a doenca. Abracos.

  1. Depois q descobri que tinha essa doença eu entrei aqui algumas vezes , vocês são tudo que tenho agora kk ( sabe aquele Abraço ? conforto ? Então..) hoje foi um dia mt difícil para mim , vomitei a comida toda kk nada para no estômago ( mas eu penso q não temos o maior dos problemas do mundo .. eu nos meu tempos vagos eu já fui voluntário em um abrigo , lá tinha algumas crianças com mal formação , imagina .. criança , má formação , sem ninguém .. imagina como deve fica olhando as crianças brincando ? ( agora eu realmente sei oq é ser limitado ) imagina quem é paralítico , perdeu todos os movimentos em alguma situação ? ( acho q se você gosta de beber uma cervejinha ou ir em qualquer lugar com amigos acho q deveria ir (alguma hora q estiver mal ,da uma de maluco kk pega um buzao e vai em algum cinema ) … Já estamos com nosso psicológico fudido , vai se privar das coisas ?? Ein ? ) sei q estarei mal alguns dias … pohha eu peguei uma dst kkk mas olha aí o grande Eduardo q tem sempre uma palavra boa para nos.alguém poderia criar um chat onliner , vai dizer que conversar com alguém que tem mesmo problema que você não ia te ajuda ? ( po queria vocês olhassem oq posto e o Eduardo postar meu comentário .. ) (voce é um grande cara sabia ? ) mas aí , olha ai o post falando da “cura”.. quem sabe ?? quem sabe ???

  2. Caros, me ajudem por favor. Alguem de vcs ou passou por isso ou sabe se alguem passo. Percebi a herpes, as bolhas, em 30 de janeiro. Ate hj , mesmo tomando aciclovir por 20/dias e atualmente valaciclovir. Apesar de não aparecerem bolhas. Sempre aparecem pontos vermelhos novos e o incomodo, apesar de ser minimo, ainda mostra q o virus ta aqui. Quando fiz o exame para herpes fiz para HIV e deu negativo. Já estou desperado. Tomo lisina , aquenace, vitamina c e polivitamibico além de valaciclovir e agora penvir pomada. So não tomei ainda ascaradiol. São quase 40/dias de primo infecção, ou estou tendo reincindivas uma em cima.da outra? Malho e tenho uma vida saudável . não lembro quando tive uma.febre na vida mais de 7 anos sem uma.única febre. Não gripo a sei lá quanto tempo. Ajudem_me por favor.

    • evita alimento como chocolates, castanhas, coco, que possuam arginina. a minha ultima crise foi a pior de todas e por incrível que pareça minha imunidade tava ótima, só que comi 4 bombons de chocolate com castanha do pará e bolo de coco no outro dia, a herpes mostrou presença e foi a crise mais severa até hj. começa a averiguar o que desencadeou a crise. ai vai começar a controlar melhor esse quadro.

      • Obrigado bia. Não pensei q o consumo de argina podesse prolongar uma crise assim. Ate hj não fiquei um dia se quer sem uma mancha. Fiquei alguns dias com cicatrizadas. Ao que parece agora estou tendo uma reincindiva de verdade. Pois antes nem viravam bolhas. Agora duas estão com pus. A minha forma e diferente das q vejo na internet. Não são agrupadas. As lesões aparecem sempre em lugares diferentes e isoladas, apenas uma. Tenho evitado alimentos com argina, mas vou cortar dr vez. Comi poucos chocolates mas ontem mesmo comi alguns grãos dr milho , parei de comer a espiga quando lembrei. A única coisa relacionada a isso q eu possa relatar é o whey protein de chocolate q tomo quase todos os dias uma porção e meia. Vou mudar o sabor, será w posso tomar de outro sabor? Alguem q tome pode indicar um sabor sem argina?

    • Tiago tome cuidado com o Whey Protein pq tem grandes quantidades de aminoacidos, pode ter muita arginina, o Whey que eu uso é bem simples, mais na dosagem dele ele tem 4 vezes mais Lisina do que Arginina, porem eu jah tomei um que tinha 4 X mais arginina do que Lisina e as reccorencias aparecia e nao sabia o pq, jah que o Whey protein Junto com a Glutamina fortalece a Imunidade. Portanto vc nao vai conseguir cortar a arginina, mais o ideal é que vc consuma mais Lisina do que arginina , pq um Aminoacido corta o efeito do outro pois eles 2 são os que tem mais cadeia ramificada.

  3. 👏👏👏👏👏Q noticia maravilhosa!!!! Mas Edu, essa vacina vai proteger quem nao tem o vírus, pelo q entendi, mas sera que nao ajudara no tratamento de quem já tem o vírus? Sera q nao estão pesquisando neste sentido? Q qq forma seria maravilhoso, pq assim nao iríamos nos preocupar em contaminar mais ninguém!!! A noticia me pareceu q os resultando estão andando de forma rápida, vc acredita q em qto tempo a vacina estará disponível?

    • OI Chiara,

      Pela notícia que deram, irão iniciar os testes dessa nova vacina em ratos portadores do vírus da herpes para avaliar o efeito.
      A notícia é boa sim… mas geralmente essas coisas demoram. Na minha opinião ainda vai uns 2 anos para termos algo concreto… mas é só um “chute”.
      Abraços,
      Eduardo Rosadarco.

      • Isso já é um alento. Eu só tive uma crise e faço tratamento supressivo para diminuir as chances de transmissão assintomática. Saber que em breve vou poder proteger quem eu amo, pelo menos pra mim, é a melhor das notícias.

  4. Amém Jesus!… Que notícia maravilhosa!!!! Mais uma pesquisa indicando que o nosso sofrimento está chegando ao fim! Vamos ter fé que a cura está chegando! 😀

    • foi mt bom encontra vc, porque as vezes precisamos encontra alguém que realmente entenda o que é isso. me sentia só porque pessoas que não sabem o que é de verdade as vezes não entendem e não sabem ajudar a gente de fato. hj vendo umas fotos daquela reporter da globo Fernanda gentil no istagran, e em varias fotos ela diz que tem herpes. então não devemos nos sentir um patinho feio na lagoa, imagina quantas pessoas que nos cercam não devem ter isso e agente nem sabe. vamos nos animar que podemos ter uma vida normal, imagina quantas pessoas por ai não tem aids, cancer mortais e talvez hj estejam mais felizes do que agente, é só agente se cuidar que nem vamos perceber essa praga em nossas vidas, hj acordei assim determina kkkk e tomara que essa determinação dure para sempre.

      Date: Thu, 19 Mar 2015 03:44:31 +0000 To: b_run_15@hotmail.com

    • foi mt bom encontra vc, porque as vezes precisamos encontra alguém que realmente entenda o que é isso. me sentia só porque pessoas que não sabem o que é de verdade as vezes não entendem e não sabem ajudar a gente de fato. hj vendo umas fotos daquela reporter da globo Fernanda gentil no istagran, e em varias fotos ela diz que tem herpes. então não devemos nos sentir um patinho feio na lagoa, imagina quantas pessoas que nos cercam não devem ter isso e agente nem sabe. vamos nos animar que podemos ter uma vida normal, imagina quantas pessoas por ai não tem aids, cancer mortais e talvez hj estejam mais felizes do que agente, é só agente se cuidar que nem vamos perceber essa praga em nossas vidas, hj acordei assim determina kkkk e tomara que essa determinação dure para sempre.

    • olá Júlia, Bom dia!
      em resposta a sua pergunta, sim ! é possível Mediante representação.( depende exclusivamente da vítima).
      o nosso código penal prevê em seu artigo 130 – Expor alguém, por meio de relações sexuais ou qualquer ato libidinoso, a contágio de moléstia venérea, de que sabe ou deve saber que está contaminado:
      Não é necessário a confirmação , apenas os sintomas de que possivelmente podemos ter alguma doença venérea e mantermos relações sexuais , já configura o crime, o fato de ter passado a doença por “maldade” ou inocentemente é um detalhe no aumento de pena. sendo possível processar, a lei é bem clara no risco, expor alguém à doença independentemente dessa pessoa contrair ou não a enfermidade. só o fato de não avisar os sintomas e a possível possibilidade já cabe representação e configura crime.
      quanto a saber se alguém já utilizou , sim, há mtos casos de responsabilização por contagio , mas a grande maioria não quer se expor , pois, vai causar todo um dano psicológico e moral maior do que o fato em si, por vergonha e medo da forma que a sociedade vai lidar com aquilo, mesmo sabendo que o processo ocorrerá em segredo de justiça.

    • é possivel processar qualquer pessoa que te passou uma doença venéria tendo consentimento de que era portadora da doença, e omitiu de você… sou estudante de direito rs

      • issoo…tha!
        mas, o fato do “consentimento” é irrelevante pra representação, se ela tiver a certeza de quem foi!! . ( sabe ou deve saber)
        então realmente sua resposta foi bem pertinente. pra que não ocorra uma inversão, né!
        sou estudante DO direito também..
        qualquer duvida colega da uma olhadinha em Capez, penal especial 2, ed 8, pag 179 e Delmanto ( perigo abstrato). e com consentimento cabe lesão corporal tbm. i
        mas deixemos discussões jurídicas pra um local mais apropriado!
        😉

      • Olá Antônio,
        Vírus são criaturas difíceis de a medicina lidar ainda hoje. Assim como o vírus da aids ou até como o vírus de uma gripe….cada um deles tem uma dificuldade específica que faz com que seja complicado achar uma cura. No caso do vírus da herpes ele se instala no gânglio e fica em estado latente.
        Abs
        Edu

  5. Dominic tem duas fotos em uma ela ta com os amigos na piscina e a outra é mais recente, ela ta se produzindo para entrar ao vivo no fantástico e diz na legenda da foto mais ou menos assim, to com herpes e to com asma e mesmo assim eu to feliz.

  6. Ajuda. Ate hj , desde do dia 30 de janeiro eu ainda estou com as malditas lesões. Passei acho q uns dias com.alguns em cicatrização, isso depois de mais de um mes. Mas tive uma briga enorme com minha mulher e novas bolhas surgiram. Desta vez com um líquido branco e bem grandes. Fui ao médico ele me receitou os mesmos remédios e adcionou o leucogem. Tomo valaciclovir 1g , lisina 3g , equinacea 600mg , agora leucogem . notei uma melhora mas ainda surgem novos pontos vermelhos sem o líquido branco por enquanto. Perguntei ao médico, mas ele e bem fraco, se ele já viu casos como o meu, de tantos dias para a doença entrar em latência. Sou jovem , malho, não tenho febre ha uma decada, com o exame de herpes fiz o HIV e deu negativo. Ate isso eu pensei q podia ser a causa de tanto tempo. O médico disse q nao. Que não precisava repetir o EXE de HIV. Eu sei q a pessoa me passou não tem culpa , por isso nem questionar com ela fiz. Na verdade eu so suspeito dela. Imagina processa_lá , se fizesse isso eu teria q nunca mais tranzar com ninguém pois mesmo fazendo de tudo para não passar ainda podemos. Eu so queria saber se algum de vcs sabe de caso de pessoas saudáveis com tanto tempo com isso. Ajuda por favor.

    • Olá Tiago,

      Verifica se você está usando substâncias que são gatilhos para o herpes. Tais como: Listerine, shampoo anticaspa, remédios antifúngicos (fluconazol).
      Verifica também como está a tua taxa de vitamina B, muitas pessoas que têm deficiência de vitamina B apresentam recorrência do herpes.
      Boa sorte!

      • Tomo complexo centrum A aZ. Tomo redoxon vir c + zinco. O que tenho percebido é que se estou em outra crisse que foi colada com a primeira infecção , eu to rendo uma reincindica pior que a primo infecção em relação as lesões. Pois elas não param de nascer e agora algumas ficam como bolhas grandes cheias de pus. Estou tomando penvir atualmente e desde do dia 30/de janeiro eu estou tomando remedios. Já estou no 4 dia de penvir e acho q e quando tomei aciclovir de 4 em 4 horas pelo menos as bolhas que nasceram inicialmente eram pequenas e secaram logo com aciclovir. Já passei pelo valaciclovir e agora o penvir e eu so vejo piorar. Novas bolhas isoladas nascer. Não sinto mais nada que senti no inicio , gânglios inflamados não tenho mais, dor nas costas TB não e so isso que senti. Não apresentei febre em nenhum momento. Alguem já tentou um imologista?

      • Oi Tiago,

        Tenho acompanhado os seu comentários a algum tempo.
        Só para confirmar:
        1- vc já foi ao médico?
        2- já fez outros exames de outras doenças (dst), hiv, sífilis, hpv? E um exame de sangue completo?
        Com essas informações o médico poderia te ajudar no seu caso específico.
        Não é normal a primeira crise ficar por tanto tempo, então provavelmente o vírus está se reativando muito frequente em você.
        Em relação a herpes genital, como você já está tomando os antivirais e suplementos de vitaminas, está fazendo correto.
        Além disso…resumindo…
        -é muito importante controlar o stress emocional,
        -fazer exercícios moderados,
        -alimentação saudável nesse período (o melhor é sempre) muita salada, frutas e verduras, diminuir consumo de alimentos de origem animal, diminuir o açúcar, diminuir frituras. Tome água suficiente, e chá verde ajuda. Evite alimentos com muita arginina
        – suplemento de lisina ou echinacea ajuda.
        -dormir bem e suficiente.
        Espero que você melhore logo.
        Abraços,
        Eduardo Rosadarco.

  7. Oi Edu, tudo bom?! Será q vc pode me esclarecer duas dúvidas q tive lendo o seu livro?
    1º- o tratamento episódico sendo feito 5 dias antes da relação sexual ( 400mg 2xdia, dosagem do t. Supressivo) no caso de uma viagem, por exemplo, para evitar ter uma recorrência , não vai tb diminuir a chances de transmissão, como ocorre com o tratamento supressivo? Então, Essa proteção a mais só é adquirida com o tempo maior de trat. supressivo?
    2º- vc fala q a dosagem da lisina diariamente deve ser de 1250 a 1500mg, menos q isso não adianta? Eu estou tomando 1000mg diariamente, tenho q aumentar? A lisina tb ajuda na prevenção da recorrência e da transmissão tb, já q dificulta a reprodução do vírus né?
    3º-vc comenta q o sexo em si, pode ser um gatilho para uma recorrência, ok. Mas, em um comentário vc disse q depois de uma noite de sexo q não estava com recorrência, no outro dia viu as lesões, nesse caso,será q o processo se iniciou no dia seguinte ou no dia anterior já estava liberando o vírus e teve grande risco de contagio mesmo utilizando camisinha?

    • Oi Dominic,
      Ótimas perguntas… vamos lá…
      1- sim vai ajudar a diminuir o risco de transmissão sim. Na hora que você começa com os antivirais, o risco de transmissão reduz em 50% segundo estudos com o valaciclovir. Tomar uns dias antes serve para garantir que já esteja fazendo efeito e também para evitar que apareça uma crise.
      2- adianta sim. 1000mg está bom. É que quando escrevi, eu me tirei por base um estudo. Mas hoje eu acredito que uma dose entre 500mg e 1000mg por dia é suficiente.
      3- Isso não é exatamente comprovado ainda. Mas existe muitos casos em que as pessoas notam e comentam que o sexo prolongado pode fazer surgir uma recidiva. No caso que você falou, acredito que na hora do sexo estava ok, o vírus ativou e surgiu depois, mas não tem como ter certeza disso. Por isso é muito importante criar o hábito de olhar bem os genitais todo dia de manhã e principalmente antes do sexo.

      Obrigado pelas perguntas… quem sabe em uma próxima edição do livro eu atualize e deixe isto mais claro.
      Abraços,
      Eduardo Rosadarco.

    • Parei de comer tudo q possa ter argina. Tenho tomado lisina demais pelo jeito. Vou diminuir para 1500/MG. Comecei hj com penvir 500 2x. Aparecem bolhas grandes. Mais de meio centímetro as vezes. Algumas com pus ou liquido branco. Se o penvir não ajudar meu corpo a colocar esse virus em latência eu não sei mais o q fazer. Pelo jeito sou um caso raro pois ate agora ninguém informa caso parecido de tanto tempo com a primeira infecção. Não durmo com minha família desde então. Pode parecer triste e é , mas eu já estou acostumado com q to vivendo e mao creio q o meu emocional hj ajuda a doença a não ir embora. Acho que já gastei mais de mil reais com remédios desede o 4 caixas de acilovir, já nem conto as pomadas. Estou na segunda caixa de vallaciclovir, e agora vou tomar penvir, que o médico passou. Tanto pomada quanto comprimido. Se alguem puder me ajudar eu agradeço.

      • Boa noite tiago eu estava assim o meu ficou do dia 15 de janeiro ate 15 de março eu tb fiz o exame de hiv e estou ansiosa pois sò posso pegar o resultado no dia 14 de abril…Bem eu contei pra um amigo e ele me levou em local me deram um chà ate agora resolveu porem ainda não sei q folhas tinham o meu caso è igual ao teu o chà acabou meu amigo tem o nome das folhas e amanhã vou com ele comprar mais dando certo n aparecendo mais eu coloco aqui tudo o q eu fiz…

      • Boa noite tiago tb estou passando por isso nem mal saiu de um surto entro em outro o meu ficou do dia 15/01 a 15/03 quando ja estava melhorando de umas bolhas outras nascem ao lado enfim as minhas são iguas as suas enormer umas tem pus e outras um lìquido incolor eu nai tive coragem de contar a ninguèm e nem meu namorado sonha pra minha sorte ele viajou a trab e sò volta em maio ele talvez venha agora na prox sexta nem sei como vou falar sim… acontece q comentei c um colega em meu desespero e ele me levou em um local e a mulher me deu uns chàs ela me falou q seria um tratamento e tem o periodo certo pra tomar,bem o fato è q as garrafas q ela me deu acabaram ela deu o nome das folhas para o meu amigo vou c ele amanhã comprar vou continuar dando certo venho aqui e falo quais foram as folhas

      • Tiago eu tb estou ou estava passando pelo mesmo problema tudo igualzinho ao teu bolhas enormes c pus e outras c liquido transparente e sem falar q quando um saia dias depois ela mal tinha sarado saia outra do lado ou prox como nao sao varias bolhas e sem contat q tomei todos esses medicamentos e nada…Tb pensei em hiv o meu resultado ainda nao saiu eu sofrir do dia 15/01 c direito a febre dor de cabeça a garganta dolorida no primeiro epsòdio fiquei boa porem as bolhas insistiam em sair ficaram ate o dia 11/02 passaram porem percebi q a minha vulva continuava muito vermelha elas reapareceram para o meu desespero no dia 02/03 ficaram mais quinze dias ate por conta da menstruação como eu nao contei pra ninguem como ja estava entrando em desespero nesse periodo quando reapareceu contei para um amigo no dia seguinte ele me veio c duas garrafas de chàs não sei o q são mais mesmo no periodo da menstruação foi perfeito sò o gosto q è horrivel bem eu ainfa nao sei se resolveu pq a mulher qm o fez disse q tinha um periodo pra tomar e depois suspender o chà termina essa semana semana q vem ele me falou q vai me levar nessa mulher e pegar as folhas c ela pra tornar a fazer dando certo te aviso

      • minha vó me contou que a alguns anos atrás passou três meses com herpes zoster. ate que um certo dia uma senhora que vendia chá de ervas em porta em porta ensinou ela passar em cima das bolhas leite de magnésio com meracelina triturada. e ate hj nunca mais apareceu, quem sabe esse chá não sera mais um aliado nessa briga contra o herpes.

  8. Dominic é isso mesmo q o sexo pode ser um gatilho pra uma recorrência??.
    To na minha segunda crise. Terça agora fui ao médico ele me examinou e disse q estava tudo bem sem sinal de lesões, quarta sai com a pessoa q estou pra namorar e quando foi na quinta apareceram as bolhas, sera q tem haver com o sexo do dia anterior?

    • Segundo o Edu, o sexo é um dos gatilhos, principalmente qdo é prolongado! Aconteceu a mesma coisa comigo, sai com uma pessoa na Terça e vi uma fissura pequena na quarta, no meu caso nao tenho bolhas… Fiquei preocupada em ter contaminado ele e é pq faço o tratamento supressivo! Mas graças a Deus vai fazervuma semana e ele nao apresentou os sintomas…

      • assim mesmo eu me sinto em relação ao meu namorado, quando percebo no outro dia após uma relação as bolhas, mas peço muito a deus que ele nunca seja contaminado por iso.

  9. edu.. tenho uma dúvida ..
    1-porque o herpés tipo 2 tem dificuldade de pegar na boca e quando pega não cria recorrência , e porque o tipo 1 pega na genital e cria recorrência ? 2- e se o vírus do tipo 1 “vive” mais fora do corpo do que o tipo 2 ( porque você mesmo fala que o herpés genital se pega de pele-pele e não por objetivo ou vasos , e o herpes tipo 1 pode se pegar de copos e objetos ..) acho q a dúvida é muita gente kkk 3- e sobre a transmissão quando não tem lesão .. ela é baixa ou muito baixa ?

    • Oi Marcos,

      1- Realmente o HSV tipo 2 é extremamente difícil de pegar na boca. Muito raro mesmo. A única coisa que sabemos é que cada um deles tem a sua “área de preferência”. A do tipo 2 é na genital e a do tipo 1 é na área oral, porém o tipo 1 também transmite para a área genital em menor número de casos e quando ele está lá, ele causa menos reativações. Acho que não existe explicação ainda de porque isso ocorre. É a característica de existente de cada tipo de vírus hsv.
      2- Como o tipo 1, se você compartilhar objetos sexuais e um dos parceiros estiver com uma crise ativa, o tipo 2 vai transmitir sim. Não irá transmitir em banheiros, roupas. Transmissão por objetos tanto o tipo 1 como o 2 pode acontecer se existir crise presente e o vírus através de fluidos (como saliva ou secreção vaginal) presente no objeto logo entrar em contato com o parceiro. Porém, os dois tipos vírus hsv morrem rapidamente fora do nosso organismo. Eles não ficam presente em objetos por muito tempo. Vivem melhor em ambientes quentes e úmidos.
      Att
      Eduardo Rosadarco

      • E que é difícil realmente ter informações sobre esse vírus , porque não é uma coisa que se fala abertamente .. e quando fala , sempre é uma informação errada e é muito difícil de entender ela mesmo !! .. mas então , sobre o sexo oral … 1-Se uma menina tem o herpes tipo1(boca) e não esta crise , mesmo assim ele passa para lá ( para genital) ? mesmo sem crise ? ..2-E esse negocio de objetos sexuais , ele só contamina a pessoa quando a outra pessoa está em crise presente ? ( da oral para genital)

  10. Meus irmãos. Se já é triste ter herpes, ter herpes nessas condições e um pesadelo. Já fiz testende HIV e deu negativo. Pelo que entendi, se o motivo fosse o HIV eu estaria num estagio do HIV que certamente teria dado positivo e teria outros sintomas. Não gripo não sinto febre. So as malditas bolhas. É torturante ver se falar q uma primoinfeccap pode demorar de 2 a 4 semanas e VC ta com mais de 7 semanas tendo tomado todos os antivirais ,_ aciclovir , valaciclovir, penvir _ e ainda acrescido lisina vitaminas redoxon , aquenacea , leocogem, ter tomado ate dois scaridil e ter desistido de tomar o resto por medo e ainda ta aqui vivendo isso. Eu já to no 3/dias de penvir , o medico receitou duas samanas , um mês de leucogem , tudo isso somando já ta quase 1500/reais. Tenho uma filha e uma mulher e meu orçamento ta estourado. Não é possível que eu seja o único a não conseguir colocar o virus em latência. Nem sei mais o q fazer. Acho q vou a um imunologista.

    • eu fiz o tratamento supressivo e fiquei por meses tranquila, e quando veio, veio bem fraquinha, só me deu crise forte aos 07 meses de gravidez porque não estava fazendo a supressão desde do inicio da gravidez. e porque tbm aquele desejo de comer doce me fez eu me panturra de chocolate.

      • Oi Bia, tudo bem?
        Tenho vontade de engravidar, mas não quero passar essa
        doença para o meu namorado, isso é possível?
        Beijos e parabéns pelo bebê.

      • sim Flavia meu namorado e eu ja estamos a um ano e seis meses juntos, contei para ele no inicio do namoro e tenho tomado muito cuidado, ate hj graças a deus ele não tem herpes, não usamos camisinha desde dos 03 meses de namoro, com 05 eu engravidei meu príncipe ja vai nascer dia 22, olha o meu herpes e numa localização da vagina onde a camisinha não pega, então não tinha como eu proteger ele com camisinha, mas é so vc tomar cuidado, antes das relações observar seu corpo se não tem lesão, fissuras ou nada parecido, e se tiver jogue sempre limpo, quanto a gravidez vc so não vai poder fazer parto normal e cuidar bem da alimentação para ter uma resistência boa.

      • bia, me passa um email. vamos conversar mais
        gostaria de saber como foi seu período de gravidez
        vc ficou com medo da criança vir com problema por conta da sua doença? tenho mt medo

        millasoaresp@hotmail.com

        abraços

      • Olá Casilva,
        Basicamente… o tratamento supressivo é quando você toma o comprimido de antiviral (como por exemplo o aciclovir) todos os dias.
        Isso normalmente é indicado para quem está em uma fase de alta frequência de reativação do vírus, ou seja, quem tem crise toda hora.
        Abraços,
        Eduardo Rosadarco

  11. Ainda nao faço o tratamento supressivo, mas to quase todos os meses tendo crise. Janeiro foi minha primeira crise q foi ate no começo de fevereiro e agora em março voltou. Percebi quando mantenho relação as vezes aparece umas fissuras. Bia vc acha q devo começa o tratamento supressivo ?

      • eu tomo aciclovir de 200 de 06 em 06 horas direto, e enax um mês e paro outro. tomo suplemento de vitaminas sem arginina todos os dias e redoxon com zinco 10 dias e paro 10. não como mais chocolates, milho, castanhas. amendoim, pão integral.uva e assim tento dificultar a vida desse vírus maldito.

  12. Oi Edu, tudo bem?
    Tenho herpes genital há 6 meses, contraí de um namorado, que nunca admitiu ter a doença.
    Mas agora estou em um novo relacionamento. Ainda não contei para o meu atual namorado, pois quero ir
    ao infectologista primeiro, me informar sobre o assunto para depois contar.
    Gostaria de saber se é possível manter um relacionamento normal com ele, engravidar sem passar o vírus para ele?
    Quais são as maneiras de não infectar o meu atual namorado? Aceito a herpes, e não estou chateada com isso, mas apenas não
    quero infectar ninguém.
    Abraços

    • Oi Flavia,

      Tudo isso que você falou é possível sim.
      Eu sou casado, tenho um filho e minha esposa nunca apresentou nenhum sintoma de herpes genital.
      Porém o assunto é um pouco longo e por isso escrevi o livro contando todos os detalhes e toda a minha experiência.
      Garanto que você não vai se arrepender se comprá-lo. Vai te ajudar muito. Pode confiar.
      Inclusive, tem um capítulo sobre gravidez e outro sobre como contar ao parceiro.
      Visite o meu site aqui sem compromisso: http://www.dosustoaosucesso.com
      Abraços,
      Eduardo Rosadarco.

  13. Edu fui diagnosticada a duas semanas com herpes zoster, começou nas costas do lado esquerdo, depois começou a tomar um lado do meu seio, tomei aciclovir, codein, dorflex e paracetamol por 7 dias, ja ta sarando, mais ainda sinto muita coceira e agora está aparecendo umas pintinhas vermelhas na barriga, pescoço, to com medo se isso realmente pode voltar e contagiar outras pessoas, não quero que isso aconteça, minha mãe que ta cuidando de mim, morro de medo de passar pra ela, estou muito fraca e não tenho forças . Me ajude por favor, peguei essa doença do meu namorado, ele tem também mais a doença não se manifesta nele.

    • Ha … vc tem herpes zoster e não herpes genital.
      A herpes Zoster costuma ser uma reativação do vírus da varicela e é um pouco rara de acontecer.
      Se você já teve varicela antes na sua vida, então não pegou do namorado.
      Provavelmente depois que sarar não vai mais reativar, a não ser que você esteja com algum problema no seu sistema imunológico.
      Abraços,
      Eduardo Rosadarco.

      • Amanda,

        se informe corretamente acerca da Zoster, pois já há vacina disponível para tal

      • Will Neto já procurei em vários locais e disseram que o jeito é esperar e se cuidar, já procurei muito sobre herpes zoster mais existem poucos detalhes, pois falam mais em genital e oral, apesar de já estar melhor da herpes zoster já estou com tantas outras doenças que até esqueci disso, a verdade e que os médicos que eu me consultei não tem muito hábito de lidar com essa doença em uma adolescente, fazer o que ne? Tô tentando em hospitais diferentes pra ver se recebo alguma sabia resposta!

  14. Nossa essa reportagem me encheu de esperança, fui infectada em dezembro de 2014 e desde então tenho convivido com os incômodos físicos e psicológicos dessa doença, e depois de tanto pesquisar estava meio sem esperanças…

    • Olá,

      O vírus da herpes genital se transmite através de atividade sexual com atrito pele-pele (ou pele-mucosa).
      Mesmo se você estivesse com uma crise, o vírus não consegue atravessar a roupa.E ele morre bem rápido fora do nosso organismo.
      Portanto não vai transmitir se você dormir com sua filha.
      Para informações detalhadas sobre transmissão, tratamento, e como viver com essa doença,etc… recomendo muito o meu livro.
      Acesse o meu site aqui sem compromisso: http://www.dosustoaosucesso.com

      Abraços.
      Eduardo Rosadarco.

  15. Oi Edu… Tudo bem? Obrigada por você nos ajudar. É verdade que quanto menos recorrência uma pessoa tem de herpes genital, menor são as chances de projeção assintomática? Li num site intitulado ” entenda o herpes”..

    • Não lembro se vi algum estudo concreto sobre isso, mas acredito que se uma pessoa tem poucas crises, então significa que o vírus permanece por mais tempo em um real estado latente (dormente), e nesse estado ele não transmite. Então acho que isso é possível acontecer sim
      Abraços,
      Eduardo Rosadarco.

  16. E ae pessoas .. Blz ? , comigo está tudo bem rs achei que esse negócio de herpes ia me ferrar todo mas nem de longe aconteceu rsrs estou tranquilo em relação a isso sabe .. É um problema que se tornou pequeno demais para mim e nem de longe me deixa triste ou outra coisa parecida mas acho que isso varia de pessoa para pessoa .. porque no inicio achei que ia morrer e que minha vida acabou kkkk quando penso isso eu fico rindo , puta louca .. mas então … eu estou a 7 meses sem crise o/ então vou deixa os macetes que eu uso ( não sei se vai funcionar com alguém além de mim , mas mesmo assim vou falar) eu tomo vitamina C (2g) e caro demais e não tomo direto se não eu vou falir rs mas é bom toma alguns dias .. academia ajuda … Se alimentar bem de manhã , almoçar bem e jantar bem TODOS os dias .. eu com isso consigo viver bem com esse probleminha que dei importância demais .. pessoas , pelo amor de deus .. Já vi pessoas falando em depressão .. Vamos com calma ne .. herpes não é o fim de nada e nem chega perto disso 🙂 fuiz bjos

  17. Oi pessoal, tomei certa coragem e resolvi falar sobre esse pequeno incômodo que vez ou outra aparece na área genital. Contraí esse vírus há um ano com um rapaz “amigo” de infância que depois de umas bebibas e outras acabei transando sem camisinha. Não o culpo de me ter passado, nem culparia ninguém, acho que o corpo é da gente,e nós que temos que saber que qq relação deve ser feita com camisinha. Por isso, o perdoo. O erro foi naquele momento, logo não me culpo, pois errar é humano. Quantas pessoas erram nessa vida ? várias. O problema da gente é ter que lidar agora com isso de ter a recorrência da herpes. Acredito que se a pessoa transa sem camisinha ela está em tese ” aceitando” o que vier. Por isso digo, cuidem do seu corpo, se vc não cuidar, os outros não farão isso por vcs.
    Bem, as crises eram terríveis, nossa nas primeiras conseguia nem andar. Mal me recuperava de uma e aparecia a outra. Cheguei a contar 10 crises em menos de 3 meses.
    Mas digo a vcs não há sofrimento que dure pra sempre. As minhas crises tornaram-se cada vez mais espassas. E percebi que melhorei bastante fazendo atividade física e diminuindo o stress. Outra coisa que ajuda é não ficar se lembrando que tem isso, pensa em como a vida é maravilhosa e quanto a gente irá viver ainda.
    No mais, vamos viver com respeito ao próximo e a nós mesmos.

  18. Gente, incrível, agora sempre depois de uma relação, até no mesmo dia, sendo mais tarde, aparece um cortizinho, de um cm, bem na entrada do canal virginal, fico muito preocupada, pq só tenho relação sem nenhum sintoma, uso camisinha, mas acontece de ter a penetracao rapidamente sem ela, ai fico nervosa, com medo da transmissão…q coisa chata! Edu, vc tem algum conselho para evitar isso?

    • Chiara, antes eu não tinha isso mas agora toda vez que tenho relaçãoes a entrada da minha vagina machuca, fica vermelha, acredito eu que seja a camisinha ou não né, ou pq fica seco demais ou não né, eu olho no espelho e aparenta ser um corte e até coça, eu passo creme vaginal em cima e outro dia já alivia e no entanto ao penetrar ainda machucado doi agonia muito.

      • Olá Vanessa e Chiara, eu tb já tive esse corte na região do períneo após algumas relações, ao que tudo indica é reativação da herpes. Alguma de vocês faz tratamento supressivo?
        Pergunta a todos: mesmo com tratamento supressivo surgem reativações após as relações?

      • Vb eu faço o tratamento supressivo, mas como só encontro o meu namorado no max uma vez por semana, pq moramos em cidades diferentes, eu sempre interrompo o tratamento e alguns dias antes de encontra lo começo novamente, o Edu disse q assim tb faz efeito, mas sempre apos a relaçao aparece o cortinho no mesmo local, proximo a entrada da vagina, acredito q seja devido a fricção da pele na pele, mas só vejo depois da relaçao, e morro de medo de contamina lo, pq usamos camisinha, mas sempre tem aquele pouquinho sem a camisinha…

  19. Eu curto uma página do facebook que chama-se “Jornal Ciência”, lá fala de quase todas as doenças menos da herpes. Lá divulgaram a suposta cura para o hiv… Mas nunca falam nada sobre a herpes. A gente quer acompanhar uma notícia e não tem como né. Graças a esse blog eu acompanho notícias sobre a minha, nossa doença e ao ler esta, me bateu uma emoção tão grande e uma esperança tremenda de que tudo venha a dar certo embora eu nao acredite que a industria farmaceutica queira levar a diante para comercializar a cura caso descubram. Pois hoje em dia tudo se envolve dinheiro e não a ética né. Vamos orar muito ❤

  20. Ola , esse blog ainda esta ativo ? Convivo com o mesmo mal que voces . Me sinto sozinha nisso pois nunca contei para ninguem . Ainda nao procurei um medico por medo e vergonha , pois moro em interior e morro de medo de isso repercutir e eu ser julgada , pois muitos veem as dsts como doença de pessoas sem valor , mas isso nao é verdade . Sempre me cuidei , mas nao sei como contrai isso . So tive tres namorados e nenhum deles me contou ter essa doença , por isso me senti enganada ao descobrir que a tenho . Tudo que sei sobre herpes foi atraves da internet . Passo o dia pesquizando aobre isso , estou quase louca . Nao sei o que fazer . me senti maos segura ao encontrar voces . Espero ajuda . Obg .

    • O Lígia,

      Está sempre ativo sim!
      Eu estava um pouco atrasado com as respostas e aprovações dos comentários.
      Sobre os Post… eu costumo colocar quando encontro alguma novidade.
      Lígia… recomendo muito o meu livro para você. Garanto que vc vai gostar pois irá te ajudar sim.
      Abraços,
      Eduardo Rosadarco

  21. Descobri que tenho essa doença em Fevereiro desse ano, estava muito preocupado mas depois que li o livro do Edu fiquei mais tranquilo e percebi que a vida não acabou, li todos os comentários e tenho esperança de ainda viver normalmente assim como alguns de vcs.

    Tomara que essa vacina esteja realmente perto de ser a cura.

  22. olá boa noite Edu e boa noite a todos, eu gostaria de expressar minha gratidão pela sua atitude de ter escrito esse livro, para mim ele é um best-seller, Me identifiquei completamente com tudo que você escreveu, sofri muito, e tive todos aqueles sentimentos ruins citados la..Deus te abençoe Eduardo por sua iniciativa, pois como você, também busquei muitas informações na internet e fiquei frustrada com o atendimento médico para ele(o médico) tudo era tão simples mas para mim foi uma decepção, e ao mesmo tempo agradeci a Deus por não ter sido coisa pior.. Sei que um dia nosso Deus iluminara a pessoa que vai encontrar a cura, enquanto isso vamos nos superando. Seu livro me ajudou a combater não somente o sofrimento emocional que a herpes genital causa, mas também outros problemas que estou enfrentando..um grande abraço..

  23. Edu, se os dois tem herpes genital como fica a questão do sexo? Será que ambos terão mais crises se não usarem camisinha? (aumento da carga viral).

    E pq quem possui herpes tem mais chances de contrair HIV?

    Fiquei muito feliz com a notícia da vacina! Só quero nunca infectar ninguém como fui infectada. É muito triste essa condição mais pelos outros do que por mim. O medo de ser rejeitada ainda é grande….

    Abraços!

    • Oi Rose,

      – Se vocês dois tem herpes genital = Pode transar sem medo.:)
      Não vai aumentar as crises nem a carga viral. Mas por cautela, sempre é bom evitar o sexo se estiver com uma crise ou sintoma presente.
      – O vírus do hiv tem mais facilidade de entrar no organismo se ele tiver uma “porta de entrada”, ou seja, uma lesão criada por uma crise de herpes genital é um local por onde ele facilmente infectaria o organismo.
      Att,
      Eduardo Rosadarco

  24. Aqui pareçe que todos tem herpes na minha vida real paresse que so eu no mundo inteiro tem herpes genital 😦
    Nao consigo flar pro meus relacionamentos que eu tenho entao prefiro ficar só , teve um que me chamou de bipolar outro de metida hainn so consigo falar com o ginecologista sei la eu queria um namorado que tbm tivesse e contasse pra mim primeiro mais paresçe impossivel . nem site de relacionamento tem sobre isso tenho 20 anos uma vida toda pela frente

  25. Boa Tarde, acho que foi a pior noticia que já recebi na minha vida, o dia que fiz o exame e veio o diagnostico que estava com herpes, que vacilo, que medo das pessoas, que medo de relacionar com as pessoas. E ainda fui acusada de que teria sido eu que estivesse passado. Fiquei sem chão já tem 11 meses, ate hoje não me acostumei, isso vem atona na minha cabeça todos os dias. Já tive varias crises, tive que começar a ir no ginecologista sempre pra ver como esta. E nessa ultima consulta depois de varias crises minha medica que passou umas vacina que chama Anti-herpética, e ela me falou que tenho que tomar ela por 18 semanas(4 meses) toda semana tenho que tomar. Gostaria de saber se alguém ja tomou ou ja ficou sabendo de algo sobre ela. Estou com muito medo de reação sei lá. Se alguém souber por favor me conta. Obrigado! Aguardo Respostas.

    • Oi Carol, o meu caso foi exatamente igual ao seu. – pior notícia da vida; – faz 1 ano; – fui acusada injustamente, – isso vem a tona na minha cabeça todos os dias; – já tive várias crises. Não conheço esta vacina anti-herpética. Você descobriu mais alguma coisa sobre esta vacina? Boa sorte! Bjos

      • Oi Carol, não ta muito fácil de conviver com essa doença. Isso também não sai da minha cabeça, lembro todos os dias. Pois então fui na minha ginecologista e ela me passou essa vacina pra tomar pra amenizar, mais ninguém me falou se seria viável tomar elas, ai estou com medo ate achei ela no Rio de Janeiro, tava ate negociando elas mais não decidir ainda se vou tomar, mesmo porque elas são um pouco caras. Porque ela é igual a insulina tem que tomara uma dose por semana, o Edu me falou pra pedir a opinião de outro medico, ai faço acompanhamento com uma dermatologista na minha próxima consulta quando for la vou perguntar o que ela acha, se devo tomar ela.

      • E se minha medica achar que é viável eu conto pra vocês porque se alguém quiser eu passo o contato que arrumei e também conto o que eu to achando.

  26. Olá amigos,
    Descobri herpes há quase três anos e isso mudou minha vida. Passei por tudo o que a maioria está passando . Ficava ainda pior , pois chegava a três crises em um mês . Foi quando decidi adquirir o livro do Edu e a fazer o tratamento supressivo .
    Realmente o efeito foi imediato!
    Depois de alguns meses fui a uma ótima médica na minha cidade que no lugar do aciclovir passou um medicamento a base de equinachea púrpura, vitamina C, selênio quelado, zinco quelado , cobre quelado e epicor. O outro é a lisina. Ela me disse que são substâncias que além de fazer bem para a saúde me deixaria sem crises. E de fato minhas crises desapareceram. E as raras vezes em que aparecem são bem leves. O contra deste tratamento é o preço : manipulados chegam aproximadamente 150,00 por mês !! Mas de qualquer forma acho válido para quem não deseja tomar um medicamento a base de aciclovir… Abraços !

      • Olá Tiago…
        Conforme solicitado, segue a fórmula.
        Equinacea púrpura :150mg
        Vitamina C : 250mg
        Selenio quelado: 100mcg
        Zinco quelado : 25mg
        Cobre quelado : 1mg
        Epicor : 200mg
        A outra fórmula:
        Lisina : 500mg
        Uma cápsula ao dia de cada medicamento
        Espero ter ajudado !

    • Oi morena, obrigada pelas informações , e que ótimo que deu certo pra VC, essas contribuições que o blog nos oferece e de muita importância principalmente pra quem descobriu a pouco tempo , como no meu caso.

  27. Gente, qual é a melhor hora pra contar pro parceiro que você tem herpes? Acham que deve ser contado antes da primeira relação sexual?

    • Obvio!!!Conta pra ele quando voce tiver confiança o suficiente pra contar, mas não tenha relações com ele antes disso, é pior contar depois q já aconteceu a relação. Deixe seu parceiro consciente dos riscos, a herpes pode ser transmitida até com o uso de camisinha, infelizmente =(

  28. Nao entendo qdo falam q a transmissão do vírus é rara se não houver lesões. Fui contaminada desta forma pelo meu ex-namorado. Nem ele nem eu nunca tivemos herpes e depois da primeira relação sem preservativo (após 5 meses de relacionamento) tive uma crise fortíssima uns 10 dias depois, o que me leva a crer q ele me passou o vírus, embora nunca tivesse manifestado a doença. Provavelmente tb deve ter sido contaminado por alguém q não tinha lesões. Em vários lugares q eu pesquisei há informações de que cerca de 90% da população tem herpes, mas ela só se manifesta em aproximadamente 10% da população que não consegue criar anticorpos pra isso. Ou seja: qual o medo de contaminar alguém quando não houver lesões se a probabilidade do parceiro já ter tido algum contato com o vírus é tão alta? Se, num próximo relacionamento, meu parceiro apresentar anticorpos para HSV no exame de sangue mesmo sem nunca ter manifestado a doença, e se de repente ele tiver uma crise não quer dizer que a transmissora fui eu, pois o vírus já estava no organismo dele antes. É isso? Creio que a vacina é a única forma de erradicação do vírus. Espero q não demore muito.

    • Oi Lina,
      – Se realmente não existirem lesões nem sintomas ou prodromes, a transmissão tem uma chance bem menor de ocorrer realmente, mas não quer dizer que não possa acontecer. Existe muitos casos também em que muitas pessoas não sabem que tem herpes genital pois suas crises são muito pequenas e por isso não percebem os pequenos sintomas ou confundem com outra coisa, e desta maneira transmitem adiante com uma chance maior de transmissão.
      – Na verdade a maioria da população adulta tem o vírus hsv tipo 1 (que causa herpes labial) mais de 80%. Para o hsv tipo 2 a percentagem é de aproximadamente 16%.
      – O problema é que a maioria dos laboratórios faz o exame IgG para os dois tipos de vírus HSV juntos! Por isso é importante fazer o exame específico.
      Abraços,
      Edu

  29. Olá pessoal,
    contrai esse vírus a seis meses no relacionamento com minha namorada, mas não sei se foi eu que passei p ela ou ela passou para mim, não sai com nenhuma outra pessoa no tempo que estou com ela, está um clima meio chato de desconfiança da minha parte, por achar q ela que passou esse vírus p mim.
    Ando muito chateado com td isso q está acontecendo, tenho crises de duas a três vezes por mês.
    Passei pelo medico e ele receitou a pomada Aciclovir, para passar de cinco vezes ao dia quando estivesse com crise…falou que no começo as crises serão muito frequentes, que depois iria diminuir gradativamente. Realmente diminuiu sim como era no começo, mas agora voltou com força!
    Será q foi alguma coisa de alimentação ou produto?

    • Oi Elton,
      Existem vários gatilhos que podem iniciar uma crise, mas na verdade ninguém sabe ao certo porque isso ocorre.
      Uma das coisas que está diretamente ligada ás reativações é o nosso sistema imunológico.
      Outra coisas que podem reativar são: stress emocional, alimentos com muita arginina, sexo prolongado, outra doença presente, menstruação, etc…
      Bom… eu mesmo ao longo desses anos iniciais já tive períodos em que a herpes “dava um tempo” e outros que ela vinha todo mês.
      -as pomadas ajudam, mas costumam ser fracas… é melhor tomar aciclovir em comprimido junto.
      Abraços,
      Edu

  30. Gostaria que vc me desse um espaço de seu site para eu tentar encontrar alguém na minha situação. Sou gay (muito discreto) e estou à procura de um namorado na mesma situação que eu. Tenho 27 anos, sou atraente, independente e procuro pessoas de qualquer parte do país para um relacionamento longo. Meu contato é garotohsv@gmail.com
    Agradeço seu espaço novamente.

  31. DEUS sempre tem uma saída pra tudo,,, essa vacina e uma nova era da cura dessa maldita doença, que destrói muitos sonhos de muitas pessoas!!!!!! Confie em DEUS que ja deu tudo certo!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s